Pepakura no Blender 3D

Sou adepto da arte do papercraft (ou pepakura, em japonês) mas desisti quando ingressei na vida adulta, pois tudo dependia de muita paciência e tempo disponível devido à dificuldade que era “planificar” o modelo “na munheca”. Era um exercício de visão espacial fora-de-série e não havia outra forma de fazer: eu imaginava um carro, por exemplo, e tinha que “desmontá-lo” na minha imaginação e desenhá-lo “desmontado” no papel de gramatura superior donde o modelo seria recortado e reconstruído em 3 dimensões. Era trabalhoso pra caramba. A recompensa era vê-lo montado na minha estante. Logicamente, não sendo formado em nenhum tipo de engenharia, o processo conferia um visual bastante rudimentar ao meu modelo e, algumas vezes, precisava ajustá-lo diversas vezes até torná-lo apresentável. Isso demandava mais trabalho longo e penoso. Conclusão: parei de projetar por volta dos 19 anos de idade.

Foi então que, em meu trabalho de ilustrador e designer, tive contato com um software muito bacana chamado Pepakura Designer, da empresa japonesa Tamasoft. A jeringonça digital fazia o que parecia impossível ao meu curto conhecimento das possibilidades de uma ferramenta geradora de gráficos 3d: planificava todas as formas desenhadas num programa 3d! Entrei em colapso no próximo capítulo: obviamente achei uma forma de voltar a produzir meus modelos de maneira muito mais fácil e demandaria menos de um terço do tempo que gastava na minha adolescência. Só que, para tristeza posterior, o software era proprietário, lógico. Até que isso também não era problema, pois o Pepakura Designer era bastante barato. Eu poderia comprá-lo, se quisesse. Apenas era a fase em que eu estava migrando para o Ubuntu. A pergunta era inevitável: vou continuar produzindo meus pepakura?

É possível produzir papercrafts com o Blender 3D

Eis que, assim como noutros programas da comunidade “opensource”, uma pergunta abriu possibilidades bacanas e inteligentes. Ao clicar na imagem acima, o link nos leva a um tutorial de como planificar gráficos 3d para produção de papercrafts, e o software que tornou esse sonho realidade é o fantástico Blender 3d (aquele que estou estudando arduamente). O tutorial está em inglês, mas nada de difícil compreensão. Logo que tenha mais noção de trabalho com o Blender 3d, testarei o passo-a-passo. Se alguém mais experiente (e paciente) quiser testar e me contar a experiência, pode clicar na imagem acima e tentar.

Um comentário em “Pepakura no Blender 3D

Deixe um comentário

