Atalhos do Photoshop no Gimp

Essa já é velha para muitos, mas, depois que resolvi experimentar, o rendimento no trabalho aumentou ainda mais. Trata-se de uma questão de adaptabilidade. Trabalhar com o Photoshop há anos podia atrapalhar meu desempenho com o Gimp, e atrapalhou. Era veloz o bastante para dar conta de muitos trabalhos, mas diminuir a velocidade não era um luxo à minha disposição, então. Comecei a editar meus atalhos no Gimp para que se parecessem com os do universo Adobe. Só que instalei o Ubuntu tantas vezes, à procura de testar as distribuições e descobrir uma que fosse a melhor para mim, que cansei de editar todos os atalhos um por um cada vez que instalava o Gimp.

Felizmente, encontrei uma alternativa mais inteligente. Há um arquivo que o próprio Gimp traz em sua instalação que possibilita a alteração de todos os seus atalhos para os moldes do Photoshop como num passe de mágica. Siga a receita de bolo:

1 – Inicie o Nautilus como Root. Para isso, basta abrir um terminal e digitar <gksu nautilus>.

2 – Quando o Nautilus abrir, faça uma busca no diretório etc/gimp/2.0 (Sistema de Arquivos) e encontre um arquivo chamado “ps-menurc”. Ele contém todos os atalhos de Photoshop. Copie.

3 – No mesmo nautilus, abra uma aba (ctrl+t) e navegue até sua pasta de usuário. Ex.: a minha fica em /home/sami.

4 – Use o atalho ctrl+h para que sejam exibidas as pastas ocultas (aquelas que começam o nome por ponto). Procure a pasta “.gimp-2.6” e abra.

5 – Cole o arquivo “ps-menurc” dentro do mesmo diretório onde se encontra o arquivo “menurc”.

6 – Renomeie “menurc” para “menurc-01” só para ter sempre uma cópia de segurança deste arquivo.

7 – Renomeie “ps-menurc” para “menurc”.

8 – Feche o Nautilus Root e o Terminal.

8 – Abra o gimp e confira os atalhos.

Pronto. Tudo está mais confortável e fluindo numa velocidade de trabalho mais produtiva para mim. Ainda acrescento uns dois ou três atalhos de minha autoria para facilitar a jornada: No menu “Editar>Atalhos de teclado” faço uma busca por “Brilho e Contraste” e indico o atalho “ctrl+ç” que facilita a manipulação dos níveis de contraste tão necessários no meu dia-a-dia. Também faço questão de adicionar dois atalhos interessantes como “alt+1” para aumentar campos de seleções e “alt+2” para diminuir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s