Mesa gráfica C3 Tech

Se você usa Windows, essa é realmente boa e baratinha.
Minha C3 Tech sendo usada no Cederj

Numa dessas situações de falta de material no trabalho, senti necessidade de ter minha própria mesa gráfica. Afinal, em minha sala, trabalham seis ilustradores contando comigo e tínhamos que “dividir” três Wacom Bamboo. Para outros setores isso não seria problema, mas aqui é um setor de ilustração e, a julgar pelo volume de trabalho e os prazos cada vez mais curtos, precisaríamos que cada um tivesse a sua “tablet” na intenção de acelerar o processo.

Bem… Botando o pé no chão… Essa é a máquina do Governo, ou seja, para funcionar, você tem que fazer o pedido, esperar uma licitação, que por sua vez vai iniciar uma série de processos capazes de desanimar qualquer monge budista. Como a única garantia que tenho de preencher minha vaga é justamente minha produção, não pensei duas vezes: comprei uma mesa gráfica exclusiva para mim.

Como o modelo vigente no setor (e também o melhor custo X benefício do momento) é a Wacom Bamboo, pensei em adquirir uma, mas, mesmo para uma Bamboo, meu dinheiro não dava. Então resolvi arriscar num desse modelos desconhecidos, afinal, o valor era bastante barato para uma mesa gráfica. Se fosse um mal negócio não ficaria tão triste porque paguei uma ninharia por um equipamento de ponta. Foi nisso que acabei conhecendo a mesa gráfica C3 Tech Slim Tablet.

Essa mesa é incrivelmente pequena (que, na minha opinião, traz maior mobilidade por ocupar menos espaço na mesa do computador) e leve. Há áreas de ativação de programas na própria mesa e funcionam como botões para abrir o Word, Excel, Photoshop, ou qualquer outro que o usuário determinar. Acho que o único ponto negativo fica para a pilha AAA que alimenta a tablet e é acondicionada dentro da caneta. Nada que atrapalhe. Apenas me pareceu estar desenhando com uma daquelas esferográficas de metal que são dadas de presente nos “amigos ocultos” mais famosos. Ela fica “pesada”. Só fica o incoveniente do risco da pilha acabar algumas semanas depois, quando você tiver esquecido de que a tablet usa uma pilha. Nesse caso, tenha sempre uma sobressalente por perto.

Enfim, é um ótimo equipamento. Na falta da Wacom, pode comprar.

7 comentários em “Mesa gráfica C3 Tech

  1. Estou interessado em adquirir uma mesa grafica mas aqui na minha cidade só tem c3tech, tem uma cujo modelo é de 1000 linhas por polegada, enquanto a outra mais cara e com menor area de serviço é de 2000 linhas por polegada, vc que já é ilustrador veterano saberia dizer se faz grande diferença para desenhos para impressão em formato A4?

  2. Acredito que você pode sentir diferença ao experimentar a mais cara e acabar comprando a mais barata. Essas 1000 linhas a mais devem fazer com que a resposta seja mais rápida e precisa, só que, dependendo da sua carga de trabalho para entregar, pode ser uma característica dispensável. Você tem que ver qual é o tipo de trabalho que ela vai executar. Vai ser mais bitmap? Vai ser mais vetor? Vai ser mais manipulação de fotos? Vai ser um pouco de tudo? De imediato, se for com trabalhos de criação (rafes, design de personagens, colorização, arte-final…), compre a mais cara. Se você for editar nós de vetores, pode ser a mais barata. Área de trabalho é um fator que varia conforme preferência do artista. Uma área pequena cansa menos a minha mão, por isso prefiro. Quaisquer novas dúvidas é só perguntar. Boa sorte!

  3. Samurai, lá na empresa atenderam o meu pedido e recebemos duas Wacom Bamboo há 2 anos. Te juro de experimentação na prática: não gostei da Bamboo. Em comparação com a Genius (modelo 8×6) ela perde feio. Sim, a Bamboo é mais bonita, possui um halo azul, a caneta troca a ponta e vem com o poder do nome Wacom. Mas na real? não. Ao menos não em comparação com a piranha da Genius 8×6. Ela não é mais bonita, mas custa um décimo do preço e faz muito mais gostoso. Minmha recomendação: se tem grana compre uma Wacom. Mas uma WACOM! não a Wacom Bamboo. Se não tem grana: Genius 8×6. E não deixe a caneta cair. Abs!

    1. Hahahahaha… Como sempre, a genialidade de um amigo de profissão de longa data, supre muitas lacunas deixadas por tanta variedade de hardware ao qual não há tempo hábil de acesso para saber dizer a respeito. Com certeza, Urbano, acredito que este seu comentário coincide com um problema similar que tive justamente com a Bamboo Pen. Você já sabe que meu trabalho é feito usando ferramentas opensource e, justamente por isso, não há muitos limites quanto ao uso de ferramentas, certo? Errado! A Wacom Bamboo CTE-460 (se não me engano) não queria funcionar de jeito nenhum no Linux. Já a Wacom Bamboo Fun (sei lá porquê a diferença entre fun e pen) e a minha “obsoleta” Graphire 3 Blue funcionam a la “plug & play” nas versões antigas e novas do Ubuntu Linux sem a necessidade de instalação de qualquer driver proprietário. Realmente essa episódio confirma uma teoria: a Wacom Bamboo Pen tem mesmo uma qualidade inferior diante dos outros modelos Wacom. Essa sua Genius é uma das opções na minha lista quando minha Graphire estiver bem velha e quiser ir embora para onde está o Steve Jobs. Abração!

    1. Olá, Mariana!

      Para proceder, preciso de alguns detalhes sobre seu hardware e operacionais: Você está tentando instalar a C3Tech em qual Windows? Que eu saiba, ela só funciona no XP e no Vista. Não tenho conhecimento de um modelo que funcione nos antecessores Windows NT, 2000, ou 98. Da mesma forma, não rola no posterior Windows 7.

      Posso estar desinformado se há um novo modelo que supre esses outros sistemas, mas desde a data de quando escrevi este artigo, ainda não havia.

      Escreva quantas vezes quiser até que encontremos uma solução para o seu problema. se eu não souber, posso tentar buscar com outros colegas que têm experiências com outros modelos de mesa gráfica.

      Grande abraço.

  4. Bom dia;

    Estou com exatamente esse problema que o Sami Souza relatou, uso o windows 7 e aqui detectei um problema só até agora, o cursor não aparece quando uso a caneta, só quando clico e arrasto, dai tenho que adivinhar onde estou clicando, mesmo reinstalando os softwares o problema persiste, vou ter que ficar sem poder usar minha tablet aparentemente.

Deixe um comentário

