Ilustrador digital


A evolução dita as transformações pelas quais antigos profissionais devem passar para continuar se inserindo no campo do trabalho. O computador, por exemplo, já foi visto como uma “artimanha” na hora da criação. Muitos puristas o mantinham na galeria da “falsa técnica” e até preconceituavam os profissionais que lançavam mão de suas “facilidades”. Hoje a página dessa história já foi virada e, se os profissionais que usam o computador não fizerem uma revisão do curso de humildade, eles é quem vão preconceituar o “artista da tinta e do papel”. Aliás, isso foi inevitável. A xenofobia que outrora assolava os artistas nascidos na era digital, volta-se com pequena fúria para os artistas que se alimentaram das técnicas originais. Isso não está certo.

Todavia o computador tornou-se a ferramenta principal em muitos estúdios e, quem não o domina, tem problemas em manter-se “na ativa”. Se o ilustrador não for um Benício, um Eugênio Colonnesse, ou um Takehiko Inoue, deve lançar mão dos recursos oferecidos pelo computador, se quiser sustentar sua família.

Essa matéria do Olhar Digital exibe como muitos ilustradores de hoje ganham a vida. Repito: ganham a vida. Ou seja, vivem disso. Vale à pena assistir para se perceber como a “ferramenta” computador facilitou a entrada de novos profissionais, bem como a manutenção dos antigos. Eles arriscam até a designação do ofício: ilustrador digital. Será esta a profissão que caminha para o reconhecimento? Se sim, estou dentro.

Trabalhemos, camaradas. Trabalhemos muito. Façamos a profissão funcionar enquanto aguardamos mais respeito do governo. Uma dica para conseguirmos? Eu tenho essa como lei no meu estúdio: profissionalismo total.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s